Plano de Actividades

Índice

  1. Introdução
  2. Plano de Atividades da LAQC para o ano de 2021
  3. Plano de Atividades da Creche para o ano de 2020/ 2021
  4. Plano de Atividades do Pré-Escolar para o ano de 2020/2021
  5. Plano de Atividades para o Serviço de Apoio Domiciliário-SAD para o ano de 2021
  6. Orçamento para o ano de 2021
  1. Introdução

A associação, Liga dos Amigos da Quinta do Conde é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e tem como objetivo principal defender os interesses da população, nomeadamente no âmbito social, ambiental, cultural e ecológico. Os fins e atividades da associação, nos termos da alínea c) do n.º 2, do art.º 10.º da Lei 172-A de 14 de Novembro de 2014 que regula os Estatutos das IPSS, abrange no seu âmbito de ação, preferencialmente o concelho de Sesimbra e concelhos limítrofes que confinem com a Quinta do Conde.

Para o ano de 2020 tem por objetivo, manter e reforçar as parcerias com as instituições locais e regionais, nomeadamente Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Junta de Freguesia, UDIPSS, Banco Alimentar, instituições de cariz social do concelho de Sesimbra e do distrito de Setúbal, assim como manter os acordos de comparticipação financeira com a Direção Regional de Educação e Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social nas valências de Creche, Pré-Escolar e Serviço de Apoio Domiciliário-SAD, protocolos com outras Instituições nas áreas da nossa intervenção, no intuito de sermos mais eficientes junto de quem apoiamos, para podermos colaborar de forma efetiva mais e melhor no nosso projeto.

Com a Gestão de Qualidade pela NORMA ISO 9001:2015 e com o Modelo da Resposta Social Creche Nível A – 2010 da Segurança Social, temos ferramentas de trabalho muito claras, nomeadamente na seleção e avaliação de desempenho de colaboradores, na avaliação do desempenho de fornecedores, na avaliação de satisfação de entidades e parceiros, na política, gestão, estrutura, atitude, plano, processo, identificação e avaliação de riscos das partes interessadas, da própria Direção e de todo o pessoal em serviço nas diversas áreas da nossa ação, dando ainda mais garantias de confiança aos nossos clientes e entidades colaborantes.

Promover a instituição dando a conhecer à comunidade quintacondense, quem somos e o que fazemos, através das redes sociais e outras formas de divulgação nomeadamente o nosso site.

Contudo esta direção precisará de encontrar formas de manter a sua identidade enquanto IPSS e simultaneamente encontrar formas de garantir os postos de trabalho que são o garante e fonte de rendimento de algumas dezenas de famílias.

Apesar de inúmeros esforços já desenvolvidos no sentido de conseguir o que o Dec.-Lei 172-A/2014, preconiza, nomeadamente no seu n.º 2, do Art. 1.º B, «Artigo 1.º-B – Fins secundários e atividades instrumentais. 1 – As instituições podem também prosseguir de modo secundário outros fins não lucrativos, desde que esses fins sejam compatíveis com os fins definidos no artigo anterior…2 – As instituições podem ainda desenvolver atividades de natureza instrumental relativamente aos fins não lucrativos, ainda que desenvolvidos por outras entidades por elas criadas, mesmo que em parceria e cujos resultados económicos contribuam exclusivamente para o financiamento da concretização daqueles fins». Mas parece não haver forma de ultrapassar esta situação devido à falta de regulamentação para o referido artigo, esta direção irá diligenciar novos esforços para que de uma forma legal consiga resultados económicos que contribuam para a sua sustentabilidade.

A Direção está consciente que a sustentabilidade da instituição se deve ao sentido de responsabilidade, ao rigor e grau de exigência sempre presente nos diretores que dirigem a Instituição, sendo que a complexidade e responsabilidade de gerir, requer permanentemente melhoria constante e é com esta convicção que temos de continuar este trabalho social.

De manter a preocupação com os projetos de defesa do ambiente, acessibilidades, espaços verdes e Regulamento do Plano de Urbanização. A Liga continua atenta à resolução das situações, nomeadamente os lotes em zona verde, de atravessamento e de reserva, bem como das necessidades da nossa freguesia, sejam elas de cariz social, ambiental ou outras.

Plano actividades PRE 2020-2021
Plano Anual Atividades – Creche
Parecer do CF Plano actividades 2021
Proposta Plano Actividades e orçamento 2021