Plano de Actividades

Se o ano de 2021 se revelou um verdadeiro desafio para as organizações do sector social e solidário, o ano de 2022 não se prevê que seja diferente.

A Pandemia por SARS-Cov2, apesar de os números já não serem alarmantes, ainda não foi extinta e ainda há muito por saber sobre a mesma e as suas variantes.

O Orçamento de Estado para 2022 contempla uma série de medidas para recuperar a economia constantes no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esperamos que a não aprovação do orçamento não comprometa a execução deste PRR que tanta falta faz ao setor social.

A estrutura do PRR foi realizada com base no diagnóstico de necessidades e dos desafios, organizado em três dimensões estruturantes: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.

A dimensão onde as organizações do sector social e solidário estão inseridas neste plano, não poderia ter outro nome a não ser RESILIÊNCIA, que significa “Capacidade de superar, de recuperar de adversidades”. Este Plano pretende reforçar, requalificar e inovar as respostas sociais dirigidas às crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência ou incapacidade e famílias:

  • Requalificar a rede de equipamentos e respostas sociais existentes;
  • Alargar a rede de equipamentos e respostas sociais ao nível da infância, pessoas idosas e pessoas com deficiência ou incapacidades;
  • Desenvolver uma nova geração do apoio domiciliário;
  • Criar equipas, para projeto piloto Radar Social;
  • Adquirir viaturas elétricas;

É esta a palavra que vai definir o ano de 2022 – RESILIÊNCIA!

É o ano em que temos que superar, ser e fazer melhor do que se tem feito até agora. Recuperar estes 2 anos que passaram e que teve impacto no orçamento das famílias, das empresas e das IPSS.

Estes incentivos previstos no PRR para pedir a comparticipação da Sala de Pré-Escolar 2, criar mais uma sala de creche e avançar com a resposta social SAD, desta vez com comparticipação do ISS.

No entanto estamos no meio de uma crise política que pode comprometer todo este plano e os incentivos destinados a esta área.

Plano de Atividades Pedagógicas 2021-2022
Parecer do CF Plano actividades 2022
Proposta Plano Actividades e Orçamento 2022