Inauguração do Pré-Escolar

IMG_0194

No dia 18 de Janeiro a Liga dos Amigos da Quinta do Conde inaugurou o Pré-Escolar, criando assim mais uma valência na área social, o que permite aos meninos que entram na Creche, poderem continuar na Liga até à entrada no ensino básico.

Esta cerimónia foi presidida pelo Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Dr. João Grancho em representação do Sr. Ministro da Educação e Ciência Dr. Nuno Crato.

IMG_0095Estiveram presentes entre outras personalidades, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Arq. Augusto Pólvora, a Sra. Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Dra. Odete Graça, o Sr. Deputado da Nação, Dr. Bruno Vitorino, a Sra. Diretora da Segurança Social do Centro Distrital de Setúbal, Dra. Ana Birrento, o Sr. Presidente da UDIPSS, Sr. Florindo Paliotes, Deputados Municipais, representantes das freguesias da Quinta do Conde e de Santiago, o Sr. Comandante do Posto da GNR, o movimento associativo e do sector privado.

Depois de descerrada a placa de inauguração o Presidente da Instituição convidou todos os presentes a conhecer o espaço do Pré-Escolar terminando no seu interior com umas breves palavras alusivas ao ato.

De salientar o resumo das intervenções do Sr. Dr. João Grancho, Arqs. Augusto Pólvora, Pedro Vieira e Dra. Ana Birrento.

O Presidente da Instituição foi o primeiro a discursar começando por agradecer a presença de todos neste ato inaugural e do qual reproduzimos parte.

DISCURSO DO PRESIDENTE DA DIREÇÃO

Passados dois anos e três meses a Liga dos Amigos da Quinta do Conde está a inaugurar mais uma obra na área social e pedagógica em benefício dos quintacondenses. O espirito e vontade que tem norteado a Direcção em consonância com os sócios desta Instituição neste tempos difíceis que o nosso País enfrenta, não demoveu os mentores desta obra que sem vacilar, num projecto que teve o seu início oficial em 7 de Outubro de 2008 aquando da assinatura do contrato de Comparticipação Financeira ao abrigo do Programa Pares, se propuseram a construir esta estrutura para creche e agora também pré-escolar.

Como oportunamente referi, na inauguração da Creche em 16 de Outubro de 2011, o edifício foi pensado e construído a olhar para o futuro. A creche para crianças dos 3 aos 36 meses de idade, ficando então um vazio dos 3 aos 6 anos. Com esta ampliação para o pré-escolar, podem os nossos clientes ter a oportunidade de continuar connosco, até á entrada no ensino básico sem necessidade de novas adaptações a outro lugar.

Era pois importante fazer a obra, criando assim o Pré Escolar com capacidade para 75 crianças e como é natural  mais 10 postos de trabalho. Contudo este número dependendo da quantidade de vagas preenchidas basta que o Ministério da Educação e Ciência aceite esta resposta na rede oficial com as respectivas comparticipações dentro das normas vigentes em outras IPSS.

É com enorme satisfação que vimos a concretização desta obra, pese embora o tempo de construção ter sido ultrapassado, resta-nos mais uma vez a consolação de não haver derrapagens no seu custo.

Este projecto estimado em  230 mil euros, é mais uma vez motivo de orgulho para a Direção, que soube gerir por administração directa todo o processo da obra, acabando o resultado final por se situar em 207 mil euros.

De salientar ainda, que a obra não foi objecto de qualquer comparticipação pelo Estado e/ou subsidiada pela autarquia. Contudo, a Câmara Municipal de Sesimbra colaborou na fiscalização de obra, disponibilizando dois funcionários, o que acabou por se traduzir numa ajuda monetária para a Instituição.

A Direção ponderou e tendo em conta o investimento já concluído, resolveu avançar com o projecto de ampliação referente ao Pré-Escolar. Neste momento temos por liquidar apenas 12 mil euros referentes a trabalhos finais, bem como o crédito dos 400 mil euros ao Montepio num prazo de seis anos.

Este “SONHO” só foi concretizado devido à gestão rigorosa e empenhada dos elementos da Direcção, no que á obra diz respeito, ao trabalho das nossas colaboradoras, que tornam possível este espaço acolhedor, pedagógico e seguro, dando confiança aos pais que acreditam na nossa Instituição para acolhimento dos seus filhos enquanto trabalham.

Sr. Secretário de Estado e Srs. convidados, sendo a Liga dos Amigos da Quinta do Conde uma Associação muito jovem. Foi fundada por escritura pública em 22 de Janeiro de 2002, adquiriu o estatuto de IPSS e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública a 4 de Maio de 2009 com publicação no Diário da Republica.

Planeou e concretizou a obra da Creche em apenas dois anos. Assinou contrato de cooperação com a Segurança Social no âmbito da Creche em 14/10/2011. Com a mesma entidade efectuou novo acordo de cooperação a 24 de Outubro de 2012 no âmbito das Cantinas Socias, data que iniciou o fornecimento de refeições. Esta cooperação mantém-se até aos dias de hoje, no mês de Maio 2013, o mês de pico, servimos 945 refeições e em Dezembro do mesmo ano 625. na área da Creche o projecto e o respectivo acordo de parceria foi para 66 crianças. Com a entrada em funções do actual Governo ao permitir o alargamento de lugares, a nossa creche ganhou mais 12 lugares, não sendo estes comparticipados pela Segurança Social, o que nos parece errado. Pois as Instituições não são totalmente livres na fixação dos valores a cobrar, existindo um tecto máximo o qual não podemos praticar pelas dificuldades das famílias o que se traduz em perda de receita. Neste momento temos 82 crianças nas nossas instalações, criamos 23 postos de trabalho directos. Procuramos permanentemente o mais baixo custo nos serviços que prestamos sem descorar a qualidade, atendemos aos pedidos das famílias dos nossos clientes e indo ao encontro das suas reais capacidades financeiras.

Tendo sempre presente a qualidade e sustentabilidade deste projecto, colaboramos com outras instituições com as quais assinamos alguns protocolos de cooperação.

Sr. Secretário de Estado, Srs. convidados, não pretendo prolongar por muito mais tempo o meu discurso e muito menos com o historial da LAQC. Creio no entanto ser importante esta pequena descrição, até porque antes da Liga se dedicar á área social, o seu papel principal era o de reivindicar benfeitorias para a Quinta do Conde.

Algumas figuras da nossa terra têm ainda presente esta anterior actividade da Liga, deixando-os sem capacidade para ver a obra feita e o projecto social da Liga, que em tempo recorde criou este espaço de grande utilidade pública, muito importante para a nossa Vila. Temos necessidades como muitas IPSS que se dedicam a servir na área social as populações onde estão inseridas e pelas mais variadas razões, nem sempre somos compreendidos.

A divisão das ajudas possíveis no Concelho de Sesimbra ao movimento associativo, tem destinatários fixos, a LAQC parece ser o parente rico deste Concelho. O Banco Alimentar, por exemplo, onde a LAQC está inscrita há cerca de dois anos, só muito recentemente e apenas por duas vezes, recebeu uns excedentes, que todavia muito agradecemos pela sua utilidade ás nossas necessidades.

Da Câmara Municipal de Sesimbra ouve-se falar da entrega de cabazes com alimentos ás IPSS, contudo à Liga nada chegou.

Em 2012 veio um pedido da Câmara para colaborarmos na recolha de alimentos, foi feito nas nossas instalações e entregue ao respectivo serviço. Quem beneficiou desta recolha? A Liga não.

Não pedimos medalhas, pedimos sim respeito pela Instituição, pelo seu desempenho e pelo trabalho social que presta à comunidade.

O empenho dos seus Dirigentes sempre esteve ao serviço da população da Quinta do Conde, tanto na reivindicação das benfeitorias necessárias, como no serviço Social que agora presta.

Os novos Corpos Gerentes da LAQC em funções desde o dia 1 deste mês, com um mandato de três anos, vão certamente dar continuidade ao trabalho iniciado em 7 de Outubro de 2008, colaborando com todas as entidades para minimizar o sofrimento dos mais carenciados e dar respostas satisfatórias a quem procura os nossos serviços.

Temos este ano um Orçamento no valor de 420 mil euros, muito superior ao de algumas instituições oficiais do nosso concelho, temos a noção da responsabilidade e o desejo de não falhar.

Esta obra que nos deve encher de orgulho é fruto do  trabalho de pessoas dedicadas, com sentido de responsabilidade e gerem um património que engrandece a Quinta do Conde e as suas gentes.

Creio ser este o momento de dedicar uma palavra ao autor do projecto o  Sr. Arq. Pedro Vieira aqui presente.

Permitam-me pois os meus agradecimentos pessoais e em nome da Liga dos Amigos da Quinta do Conde.

Muito, muito Obrigado Arq. Pedro Vieira.

Também uma palavra de agradecimento aos diversos directores que passaram pelos Órgãos da Liga, nestes doze anos de vida. Aos sócios e a todos os que tornaram possível este projecto. Aos funcionários da Creche que com a sua dedicação e carinho pelas crianças dão o seu melhor no dia a dia. Aos fornecedores e finalmente aos nossos AMIGOS.

Em conjunto, somos um todo a trabalhar em prol da Comunidade, o meu muito obrigado a todos em nome desta nova Direcção.

E para terminar. Ao Senhor Presidente da Câmara mais uma vez o meu obrigado… por me ouvir e ter acreditado no nosso “SONHO”.

 Para finalizar quero agradecer a presença de todos nesta cerimónia dizendo-lhes que para a Liga foi uma honra… e um agradecimento muito especial ao Sr. Secretário de Estado, Dr. João Grancho por nos ter dado o privilégio da sua presença.

Muito e Muito Obrigado

Presidente da LAQC

José Anselmo

RESUMO DAS INTERVENÇÕES DOS CONVIDADOS

O Sr. Arquiteto Pedro Vieira, depois de cumprimentar os presentes, felicitou a LAQC, sublinhando contudo, que este projeto lhe deu muita satisfação pelo fato de ser um projeto com obra feita e a concretização de um sonho da direção da Liga, nomeadamente do seu presidente que felicitou pessoalmente, pelo empenho e dedicação a esta obra.

A Sra. Diretora da Segurança Social, Dra. Ana Birrento na sua intervenção, além das felicitações à Liga e nomeadamente ao seu presidente, referiu a sua satisfação por poder estar presente na inauguração de mais um equipamento social de muita qualidade, concretizado pela direção da Liga. Sublinhou o fato de todo o financiamento na construção deste equipamento ter sido efetuado com capitais próprios, uma vez que por parte das entidades oficiais, todos os investimentos nesta área estão bloqueados. Alertou muito diretamente para o fato de que as compartições financeiras para a valência do pré-escolar por parte da Segurança Social neste momento não são possíveis de concretização, embora o pré-escolar dependa do Ministério da Educação e Ciência, entidade que poderá analisar e eventualmente celebrar protocolos de cooperação com a Liga . A crise que se vive no país não é propícia para o Estado dispor de verbas para financiamentos e compartições, por conseguinte na gestão deste equipamento social a direção da Liga deve contar consigo própria para manter a sustentabilidade do projeto e levar a bom porto o sonho concretizado.

O Sr. Presidente da Câmara, arquiteto Augusto Pólvora, na sua intervenção, deu os parabéns à direção da Liga pela concretização desta obra, mas especialmente ao presidente da direção José Anselmo e referiu que este equipamento social agora ampliado para a valência pré-escolar, se deverá um pouco à sua sugestão dada há alguns anos atrás, numa conversa tida com o Sr. José Anselmo e com outros elementos da Liga. Frisou o esforço da Câmara Municipal de Sesimbra na construção de equipamentos sociais no concelho de Sesimbra e lamentou o fato de não se ter concretizado a construção de um equipamento social para o ensino básico e secundário na freguesia da Quinta do Conde.

Por último e para encerrar as intervenções, o Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, também felicitou a Liga na pessoa do seu presidente pela fantástica obra acabada de inaugurar e toda a direção pelo empenho colocado na sua concretização. Centralizou a sua intervenção nas necessidades reais que o país tem em equipamento social, concretamente na vertente do ensino básico e secundário e concordou que nalguns casos não houve uma avaliação correta dessas necessidades e que se construíram equipamentos que neste momento não se justificam e são uma sobrecarga para o Estado.

De lamentar o facto dos pais e encarregados de educação dos nossos clientes praticamente não terem comparecido na inauguração do pré-escolar,  exceção a 4 ou 5 presenças. A ausência dos pais e encarregados de educação foi notada não só pela direção da Liga como por muitos dos convidados presentes.