Discurso da tomada de posse do Presidente da Direção

   

Ao terminar mais um mandato ao serviço da Comunidade na área social como Presidente da Direção da Liga dos Amigos da Quinta do Conde, não posso deixar de fazer uma breve referência ao trabalho desenvolvido nesta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ao serviço da comunidade.

Uma grande parte dos presentes sabe a origem da criação da LAQC, que era reivindicar benfeitorias para a Quinta do Conde.

Em 2010 com a mudança para a área social novos desafios se colocaram aos diretores de então. Em 5 anos apenas, ou seja desde 2011 a Liga, concluiu do nada, o edifício da creche, pese embora a oposição de alguns, as tentativas de boicote de outros, o acréscimo do custo da obra em fase de projeto por obrigação de novas leis em edifícios, situações que não demoveram os mentores da mudança.

O certo é que, do querer, da dedicação, e da persistência, a obra nasceu. Hoje a caminho de seis anos ao serviço da Comunidade, é sem sombra de dúvida uma instituição que se afirmou pela positiva, pelo serviço de qualidade que presta à comunidade já com as Certificações de Qualidade da Creche e Pré-Escolar pela NP EN ISO 9001:2008 conseguida em 12/11/2014 e a do Modelo de Avaliação da Qualidade Creche:2010 Nível de Certificação A do Instituto da Segurança Social em 22/11/2016. Um curto espaço de tempo que são a marca de excelência e objetivos alcançados em apenas 2 anos de trabalho eficaz e eficiente, bem orientado com a envolvência de todos os intervenientes, numa causa que se quer ao serviço da comunidade.

Não foi tarefa fácil chegar até aqui com estes objetivos alcançados em termos da Qualidade e afirmação num período que eu diria recorde, se tivermos em conta o tempo de existência do projeto. É legítimo o reconhecimento a todos os membros dos Corpos Sociais, que com mais ou menos tempo, de forma gratuita, se dedicaram à construção desta obra, assim como o de todas as colaboradoras e colaboradores ao serviço da Instituição, sejam trabalhadores ou apenas fornecedores.

Uma palavra também de agradecimento para dois principais parceiros do projeto, a Segurança Social, através das diferentes Diretoras do Centro Distrital da Segurança Social do Distrito de Setúbal, Dra. Fátima Lopes, Dra. Ana Birrento e agora a Dra. Natividade Coelho, a Câmara Municipal de Sesimbra, na pessoa do seu Presidente Arq. Augusto Pólvora. Sem estas entidades e o desempenho positivo das pessoas referidas, não teria sido possível estarmos aqui hoje na tomada de posse dos novos Corpos Sociais da Liga, para o seu primeiro mandato de quatro anos ao abrigo da Lei 172-A/2014 de 14 de novembro, que obrigou a alterações aos estatutos das IPSS.

Mas se até aqui, as Direções anteriores tiveram uma grande responsabilidade, ao mudar a ação da LAQC para a área social, com todas as alterações estatutárias necessárias, a construção do edifício da Creche, a ampliação do espaço do Pré-Escolar, onde tem em funcionamento as duas valências já certificadas, com capacidade para 78 em creche e 75 em pré-escolar num total de 153 crianças, com a criação de 24 postos de trabalho neste momento, estando para muito breve o inicio de mais uma valência esta, para apoio a idosos, não deixa de ser um legado pesado para esta nova Direção.

Se tivermos em atenção as responsabilidades bancárias ainda elevadas da Liga, os baixos rendimentos da maioria dos nossos clientes, a pressão governamental às IPSS para que estas se tornem auto-sustentáveis, com a falta de legislação e regulamentação adequadas, não vai ser fácil a esta Direção agora empossada, levar por diante tão grande responsabilidade sem a continuação de uma gestão financeira rigorosa, a manutenção dos sistemas de qualidade implementados, da assiduidade da maioria dos membros da Direção, bem como uma dedicação quase permanente nas diversas tarefas e funções de cada um dos seus membros, sejam na Mesa da Assembleia Geral, Direção ou Conselho Fiscal, ao serviço desta Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública, que é a Liga dos Amigos da Quinta do Conde.

Temos pois quatro anos desafiantes para os novos Corpos Sociais da LAQC, que desejo seja abraçado por todos, com vontade e disponibilidade de cooperar.

Obrigado

Quinta do Conde, 07 de janeiro de 2017

José Anselmo