A instituição

A Liga dos Amigos da Quinta do Conde, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), criada por iniciativa de um grupo de amigos, que no decorrer do ano de 2001, se juntaram preocupados com os problemas da Quinta do Conde (área urbanística de grande dimensão de génese ilegal). Imbuídos pelo sentimento do dever para com seus concidadãos, impelidos pelos problemas sentidos pela população, decidem congregar esforços com o objectivo de defender os interesses desta comunidade.

Em 22 de Janeiro de 2002 é fundada a LAQC por escritura pública. Durante o ano de 2007 começa a preparar a alteração aos seus Estatutos para a área social, adquirindo o estatuto de IPSS e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública a 4 de Maio de 2009 com publicação no Diário da República.

Com este estatuto planeou e concretizou a obra da Creche que inaugurou a 16 de Outubro de 2011. Foi assinado o contrato de cooperação com a Segurança Social para 66 crianças dos 3 aos 36 meses a 14/10/2011. Com a Portaria 262 de 31 de Agosto de 2012, esta capacidade foi aumentada para mais 12 lugares, totalizando 78 a capacidade em creche.

Com esta obra a sede da Instituição passa para a Rua Ilha do Porto Santo Edifício Creche – Pinhal do General 2975-235 Quinta do Conde, com Licença de Utilização n.º 64/2011.

Em 2013 é ampliado o edifício da Creche para o Pré-Escolar, com capacidade para 75 crianças, tendo esta obra sido inaugurada a 18 de Janeiro de 2014, com Licença de Utilização n.º 7/2014. Por despacho de 16/01/2014, foi autorizada a seguinte utilização: r/c e 1º andar para Creche e Pré-Escolar.

A Liga com as valências de Creche e Pré-Escolar para um total de 153 crianças, tem neste momento 25 colaboradoras nos diversos sectores da Instituição, que tem como principal objectivo o desenvolvimento integral da criança, para que esta se desenvolva equilibradamente nos vários domínios: físico motor, aprendizagem e cognição, pessoal e social, higiene, saúde e segurança.

A Liga dos Amigos da Quinta do Conde tendo como objectivos a promoção social, ambiental, cultural, ecológico e colaborando com outros organismos, particularmente a Administração Central e Local, assinou mais um acordo de cooperação com a Segurança Social no âmbito das Cantinas Sociais a 24 de Outubro de 2012, servindo uma média mensal de 850 refeições, para as quais não temos apoio do Banco Alimentar apesar de inscritos desde 2011.

Servir a comunidade, é para a Liga e seus Directores uma dedicação permanente e salutar que muito nos orgulha.

Quinta do Conde, 23 de Abril de 2014

A Direcção

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS DA LAQC

Realizou-se no passado dia 29 de março 2014 nas instalações do edifício creche, pelas 10H, a Assembleia Geral de Sócios que foi convocada pelo Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga dos Amigos da Quinta do Conde, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1 – Discussão e Deliberação do Relatório e Contas de 2013 e Parecer do Conselho Fiscal, que depois de alguns esclarecimentos aos sócios presentes, foi colocado à votação e aprovado por unanimidade.
Ponto 2 – Alteração do Regulamento da Creche que foi votado e aprovado por unanimidade.
Ponto 3 – Informações. O Sr. Presidente da Direção informou sobre algumas questões relacionadas com a obra do pré-escolar, dos contatos efetuados com a Segurança Social e com o Ministério da Tutela no sentido de se conseguir os Protocolos de Cooperação Financeira com essas entidades. O Sr. Presidente da Direção informou a Assembleia da assinatura de um Protocolo com o LIDL, para uma campanha de angariação com o nome “Mais para todos”. Nesta parceria por cada cinco produtos comprados e doados de uma lista específica, o LIDL oferece o mais um produto à Liga dos Amigos da Quinta do Conde.

Introdução

A Liga dos Amigos da Quinta do Conde (LAQC), Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tem como objectivo principal defender os interesses da população, nomeadamente no âmbito social, ambiental, cultural e ecológico.

Para o ano de 2014 reforçar as parcerias com a Autarquia (Junta de Freguesia e Câmara Municipal), assim como procurar acordos de comparticipação financeira com a Direcção Regional de Educação e Segurança Social na Valência de Pré-Escolar e ATL, protocolos com outras Instituições nas áreas da nossa intervenção, no intuito de sermos mais eficientes junto de quem apoiamos, para podermos colaborar de forma efectiva mais e melhor no nosso projecto.

Com a abertura no dia 2 de Setembro do 3.º ano lectivo da nossa Creche, ao mesmo tempo que decorria a obra do Pré-Escolar houve necessidade de encontrar alternativas para minimizar os inconvenientes provocados aos nossos clientes pelo decorrer da obra.

A implementação da Gestão de Qualidade iniciada em Setembro de 2012, prosseguiu durante o ano de 2013 e continuará durante 2014 a fim de ser extensiva a todo o edifício e às suas valências. É um objectivo concreto a finalizar, para podermos oferecer um serviço com certificação oficial, dando ainda mais garantias aos nossos clientes.

O Jardim de Infância com as obras de ampliação concluídas, o espaço agora existente proporciona mais e melhores condições de trabalho, ao mesmo tempo que nos abre outros horizontes numa resposta que esperamos venha a ser comparticipada, passando a Liga a dispor de instalações com possibilidades de pensar em outras valências, nomeadamente de formação variada ou actividades de interesse global.

De manter a preocupação com os projectos de acessibilidades, espaços verdes e Regulamento do Plano de Urbanização, a Liga continua atenta à resolução das situações, nomeadamente os lotes em zona verde, de atravessamento e de reserva.

À semelhança de anos anteriores pedimos o acordo e colaboração da presente Assembleia para tornar realidade as nossas propostas conforme o Plano para o ano de 2014, que se apresenta:

PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2014

1 – A Creche – Plano Anual de Acção 2013/2014

2 – Pré-Escolar – Plano Anual de Acção 2013/2014

3 – Parcerias e Protocolos com instituições

4 – Boletim da Liga

5 – Sítio da Liga: www.laqcquintadoconde.org

6 – Criar a Bandeira da LAQC

7 – Almoços de convívio e de Aniversário

8 – Comemoração do dia Mundial da Árvore

9 – Continuação da emissão do cartão de sócio.

10 – Gestão de Qualidade

11 – Cantina social

Ficheiro integral