A instituição

A Liga dos Amigos da Quinta do Conde, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), criada por iniciativa de um grupo de amigos, que no decorrer do ano de 2001, se juntaram preocupados com os problemas da Quinta do Conde (área urbanística de grande dimensão de génese ilegal). Imbuídos pelo sentimento do dever para com seus concidadãos, impelidos pelos problemas sentidos pela população, decidem congregar esforços com o objectivo de defender os interesses desta comunidade.

Em 22 de Janeiro de 2002 é fundada a LAQC por escritura pública. Durante o ano de 2007 começa a preparar a alteração aos seus Estatutos para a área social, adquirindo o estatuto de IPSS e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública a 4 de Maio de 2009 com publicação no Diário da República.

Com este estatuto planeou e concretizou a obra da Creche que inaugurou a 16 de Outubro de 2011. Foi assinado o contrato de cooperação com a Segurança Social para 66 crianças dos 3 aos 36 meses a 14/10/2011. Com a Portaria 262 de 31 de Agosto de 2012, esta capacidade foi aumentada para mais 12 lugares, totalizando 78 a capacidade em creche.

Com esta obra a sede da Instituição passa para a Rua Ilha do Porto Santo Edifício Creche – Pinhal do General 2975-235 Quinta do Conde, com Licença de Utilização n.º 64/2011.

Em 2013 é ampliado o edifício da Creche para o Pré-Escolar, com capacidade para 75 crianças, tendo esta obra sido inaugurada a 18 de Janeiro de 2014, com Licença de Utilização n.º 7/2014. Por despacho de 16/01/2014, foi autorizada a seguinte utilização: r/c e 1º andar para Creche e Pré-Escolar.

Tendo em conta as necessidades locais para a faixa etária mais elevada a Liga dos Amigos da Quinta do Conde, decidiu implementar a valência do Serviço de Apoio Domiciliário-SAD. Deitou mãos à obra e em 2017 o Instituto da Segurança Social atribuiu-nos a licença n.º 2/2017 com a capacidade para 40 utentes. O arranque efetivo desta valência foi concretizado em 2018 com a prestação de serviços aos mais idosos, mas sem regime de comparticipação financeira pelo ISS, pelo qual continuamos a lutar para conseguir e assim podermos ajudar os mais desfavorecidos financeiramente.

A Liga com as valências de Creche e Pré-Escolar para um total de 153 crianças, e Serviço De Apoio Domiciliário tem neste momento cerca de 27 colaboradoras nos diversos sectores da Instituição, que tem como principal objectivo o desenvolvimento integral da criança, para que esta se desenvolva equilibradamente nos vários domínios: físico motor, aprendizagem e cognição, pessoal e social, higiene, saúde e segurança.

A Liga dos Amigos da Quinta do Conde tem como objectivos a promoção social, ambiental, cultural, ecológico, colaborando com outros organismos, particularmente a Administração Central e Local.

Servir a comunidade, é para a Liga e seus Directores uma dedicação permanente e salutar que muito nos orgulha.

Quinta do Conde, 18-01-2019
A Direcção

Convocatória para Assembleia geral

Convocatória AG