Relatório e contas do exercício do ano 2023

O ano de 2023, foi oficialmente declarada pela OMS – Organização Mundial da Saúde o fim da emergência global para a Covid-19 e com isso a retoma à normalidade no que concerne à participação dos Pais/Encarregados de Educação nas atividades da Instituição.

Houve alteração na Direção Técnica e Pedagógica no início do ano letivo 2023/2024, passando a ter uma Diretora Técnica para a valência de Creche e uma Diretora Pedagógica para a valência de Pré-Escolar. Foi o ano em que se verificou a maior saída de Educadoras de Infância para a Rede do Ensino Público havendo com isso necessidade de se proceder ao recrutamento de Educadoras de Infância para preencher as vagas.

Foi aberta a 3ª sala de Pré-Escolar no início do ano letivo de 2023/2024 devido ao elevado número de inscrições e à falta de resposta por parte da rede pública para o Pré-Escolar.

A LAQC tem autorização para 3 salas de Pré-Escolar, cada uma com 25 crianças, sendo que apenas 25 estão abrangidas por acordo de cooperação. Atualmente estão ocupadas 50 vagas não abrangidas por acordo conseguindo-se ocupar todas as vagas autorizadas.

No ano de 2023, no seguimento das medidas relativas à gratuitidade das creches, foi autorizado pelo governo o alargamento de vagas em Creche. A LAQC apresentou o pedido e foram autorizadas mais 4 vagas abrangidas por acordo de cooperação, passando a capacidade para 82 crianças, em 11 não estão abrangidas por acordo.

Mantivemos as certificações pela ISO 9001:2015 e pelo Nível A do Manual das Respostas Social do Instituto da Segurança Social, tendo sido a auditoria externa realizada a 8 de novembro de 2023. Houve alteração da entidade certificadora como medida de redução de custos com as certificações, tendo a EIC – Empresa Internacional de Certificação apresentado um valor mais baixo em relação à anterior entidade certificadora.