Plano de Actividades e Orçamento para 2019

Índice
1. Introdução
2. Plano de Atividades da LAQC para o ano de 2019
3. Plano de Atividades da Creche para o ano de 2018/ 2019
4. Plano de Atividades do Pré-Escolar para o ano de 2018/2019
5. Plano de Atividades para o Serviço de Apoio Domiciliário-SAD para o ano de 2019
6. Orçamento para o ano de 2019

1. INTRODUÇÃO
A associação, Liga dos Amigos da Quinta do Conde é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e tem como objetivo principal defender os interesses da população, nomeadamente no âmbito social, ambiental, cultural e ecológico. Os fins e atividades da associação, nos termos da alínea c) do n.º 2, do art.º 10.º da Lei 172-A de 14 de Novembro de 2014 que regula os Estatutos das IPSS, abrange no seu âmbito de ação, preferencialmente o concelho de Sesimbra e concelhos limítrofes que confinem com a Quinta do Conde.
Para o ano de 2019 tem por objetivo, manter e reforçar as parcerias com as instituições locais e regionais, nomeadamente Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Junta de Freguesia, UDIPSS, Banco Alimentar, instituições de cariz social do concelho de Sesimbra e do distrito de Setúbal, assim como manter os acordos de comparticipação financeira com a Direção Regional de Educação e Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social nas valências de Creche, Pré-Escolar e Serviço de Apoio Domiciliário-SAD, protocolos com outras Instituições nas áreas da nossa intervenção, no intuito de sermos mais eficientes junto de quem apoiamos, para podermos colaborar de forma efetiva mais e melhor no nosso projeto.
A Gestão de Qualidade pela NORMA ISO 9001:2015, dá-nos ferramentas de trabalho muito claras, nomeadamente na seleção e avaliação de desempenho de colaboradores, na avaliação do desempenho de fornecedores, na avaliação de satisfação de entidades e parceiros, na política, gestão, estrutura, atitude, plano, processo, identificação e avaliação de riscos das partes interessadas, da própria Direção e de todo o pessoal em serviço nas diversas áreas da nossa ação, dando ainda mais garantias de confiança aos nossos clientes e entidades colaborantes. Tem a Direção, através dos seus dirigentes e colaboradores, posto em prática estas ferramentas, tendo conseguido novos patamares de certificação, como por exemplo, a certificação com o Modelo da Resposta Social Creche Nível A – 2010 da Segurança Social em 2016, tendo como objetivo para 2019 manter e dar continuidade as estas certificações.

A Direção está consciente que a sustentabilidade da instituição se deve à presença constante, ao sentido de responsabilidade, ao rigor e grau de exigência sempre presente nos diretores assíduos e responsáveis, que dirigem a Instituição, sendo que a complexidade e responsabilidade de gerir, requer permanentemente melhoria constante e é com esta convicção que temos de continuar este trabalho social.
Como é do conhecimento público os Dirigentes Sociais enfrentam agora tempos de crise tais como o desequilíbrio das Instituições que coloca grande parte das mesmas em situações financeiras muito difíceis. Pessoas de bem encontram-se agora a viver o drama das dificuldades das Instituições. Os Dirigentes estão entregues a si e à solidão que martiriza o seu sono, estão a ser psicologicamente violentados e perseguidos. Desiludidos, feridos nos seus valores e até na sua dignidade, perseguidos por inspeções como de corruptos se tratassem, por vezes com métodos de tempos de má memória. Muitos Dirigentes estão a darem-se por vencidos saindo da nobre missão solidária e muitos outros estão sem força anímica para continuar. Consciente ou inconscientemente as situações atrás descritas estão a afetar todos os dirigentes e nós não estamos imunes, contudo o nosso sentido de responsabilidade e de compromisso ainda se mantém para continuar com as duras tarefas que a gestão da LAQC e suas valências exigem.

Nesse sentido a Direção, irá em 2019, procurar soluções de forma a conseguir, que a instituição consiga e mantenha os padrões de qualidade que a Certificação de Qualidade impõe, sendo de referir que nas auditorias efetuadas, como pontos fortes da Liga dos Amigos da Quinta do Conde, salientam-se:
Liderança e compromisso da Direção;
As infraestruturas da instituição e as boas práticas de higiene e salubridade;
O envolvimento e participação dos colaboradores;
As boas práticas implementadas.
Na auditoria efetuada nos dias 9 e 10 de outubro de 2018, mantêm-se os pontos fortes anteriormente identificados, mas a EA reforça os seguintes:
– A eficácia das ações definidas quer através do planeamento estratégico quer as de planeamento operacional;
Os objetivos estratégicos e operacionais da instituição;
As infraestruturas e as Boas Práticas implementadas.
De manter a preocupação com os projetos de defesa do ambiente, acessibilidades, espaços verdes e Regulamento do Plano de Urbanização. A Liga continua atenta à resolução das situações, nomeadamente os lotes em zona verde, de atravessamento e de reserva, bem como das necessidades da nossa freguesia, sejam elas de cariz social, ambiental ou outras.
À semelhança de anos anteriores pedimos o acordo e colaboração da presente Assembleia para tornar realidade as nossas propostas conforme o Plano para o ano de 2019, que se apresentam:

2. PLANO DE ATIVIDADES DA LAQC PARA O ANO DE 2019

2. PLANO DE ATIVIDADES DA LAQC PARA O ANO DE 2019
2.1 – Planos de Atividades da LAQC, CRECHE, PRÉ-ESCOLAR e SAD
2.2 – Candidaturas ao ISS para comparticipação financeira para o
Pré-Escolar e SAD
2.3 – Gestão de Qualidade: Norma ISO 9001:2015
e Modelo da Resposta Social Creche Nível A – 2010 da Segurança Social
2.4 – Parcerias e Protocolos com instituições
2.5 – Boletim da Liga
2.6 – Sítio da Liga, facebeook, rede social e correio eletrónico
2.7 – Almoços de convívio e de aniversário
2.8 – Comemoração do Dia Mundial da Árvore
2.9 – Regulamento Geral da Proteção de Dados da LAQC/RGPD e Código de Conduta
2.10 – Projetos Inovadores

Plano de Anual de Atividades e Orçamento para 2019
Parecer Conselho Fiscal – P.O 2019