A Certificação

Em 16/10/2011, estávamos a inaugurar o edifício de valência de Creche. Passados dois anos e três meses no dia 18/01/2014 inaugurávamos a ampliação do Edifício para a valência de Pré-Escolar. Hoje 15 de novembro de 2014 passados três anos e um mês Içamos a Bandeira da APCER com o símbolo da certificação de Qualidade pela NORMA ISO 9001. Não tenhamos dúvidas, “o crer é poder”. A Certificação de Qualidade foi desde sempre uma exigência da Liga dos Amigos da Quinta do Conde. Certificar a Instituição com as suas valências, Creche e Pré-Escolar nasceu com os respetivos projetos. A implementação da Gestão de Qualidade e consequente Certificação não foi tarefa fácil. Só a vontade não foi suficiente. Este processo movimentou recursos humanos muito valiosos para esta acção, que merecem um reconhecimento. A nossa Diretora Técnica Dra. Sandra Gegaloto que respondeu prontamente às pretensões da Direcção aos prazos e objetivos fixados. Mobilizou reforços internos, pediu apoio fora da instituição, que foram de grande importância neste processo.

Internamente todas as nossas colaboradoras estão de parabéns. A Direcção agradece todos os contributos, a vontade de fazer, de acordo com as directrizes e normas implementadas. A preocupação no dia da auditoria era visível em alguns rostos, algumas não saírem da Instituição sem saber como decorreu a auditoria. No campo externo duas pessoas merecem o nosso reconhecimento pela forma como nos ajudarem. A Eng. Sara Boal, que no momento que perdemos o nosso Gestor de Qualidade se prontificou a realizar a auditoria interna num tempo recorde. E a Eng. Manuela Apartidário, auditora ao serviço da APCER, que ao entrar neste nosso espaço pela primeira vez, nos deixou sensibilizados pelas bonitas palavras que proferiu no final da visita ao edifício, tecendo os maiores elogios aos espaços bem definidos, luz e sistemas operacionais que o edifício contem, bem como os cuidados de higiene aplicados, sendo como ela disse, um dos pontos fortes para o que pretendíamos, a Certificação de Qualidade. Muito e muito Obrigado a todas.

A Certificação de Qualidade agora alcançada é como atrás deixo entender uma mais valia para a nossa Instituição. Com esta certificação pretendemos alcançar também a certificação de Nível A do Sistema de Qualidade das Respostas Sociais (Marca ISS, IP). Sendo a certificação uma mais valia, também nos traz maior responsabilidade. Conseguir estar certificado obriga ao cumprimento de todas as regras legais da Norma bem como a uma permanente melhoria.

Conscientes das nossas obrigações é da responsabilidade da Direção da LAQC e da Equipa Técnica, criar as condições indispensáveis ao trabalho de todos, na permanente melhoria contínua, que é obrigação de todos os envolvidos. Os processos de avaliação num contexto global exigem conhecimentos e vontade de cada um de nós. Estou certo que o empenho continuará em todos os nossos colaboradores, sejam internos ou externos. A Liga dos Amigos da Quinta do Conde é já hoje uma referência muito para além dos limites da nossa freguesia. A qualidade e condições das instalações, a qualidade do serviço que presta à comunidade, bem como a organização do espaço que dispomos, é considerado, por quem nos visita, fora do vulgar neste tipo de atividades. Estas considerações incentivam os responsáveis pela Instituição a dar mais de si e consequentemente ainda mais credibilidade a quem nos procura. A certificação que hoje conseguimos é o culminar do sempre presente, o «servir com Qualidade». Certamente os nossos clientes sentirão ainda mais confiança a quem confiaram a guarda do que mais de precioso têm. Os seus filhos. É com muito carinho que em nome da LAQC vos agradeço a todos o facto de partilharem connosco estes momentos de orgulho na vida desta jovem IPSS ao serviço da população, este grande passo que é a Certificação de Qualidade pela Norma ISO 9001. A todos o nosso Obrigado P’la Direcção José Anselmo